ROTEIRO E DIREÇÃO DE MÍDIAS DIGITAIS
em Tecnologia da InformaçãoSobre este curso
mso-fareast-language:PT-BR">EMENTA:
Roteiros
e mídias digitais: conceituação, definições e características. Criação de
roteiro, processos de produção de ideias, estratégia criativa, técnicas e
ferramentas. Roteiro e produção audiovisual. Storytelling no marketing,
conceitos e narrativas. Estratégias de audiência. Produção de conteúdo para
web. Ambiente digital e suas narrativas. Papel estratégico do storytelling, formatos
e técnicas. Discussão dos impactos das narrativas impactantes e envolventes no
ambiente digital.
mso-fareast-language:PT-BR">
mso-fareast-language:PT-BR">OBJETIVO: Este
conteúdo visa levar o estudante a compreender o papel dos roteiros e mídias
digitais na produção de conteúdo audiovisual e para web, destacando as técnicas
e ferramentas utilizadas na criação de roteiros e narrativas envolventes.
mso-fareast-language:PT-BR">
mso-fareast-language:PT-BR">COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: PT-BR">
PT-BR">UNIDADE I
PT-BR"> – MODELOS DE ROTEIRO DE
MÍDIAS DIGITAIS
PT-BR">
·
Definir
a conceituação de roteiro, entendendo suas características, elementos essenciais
e diferenças em relação a outros termos relacionados ao audiovisual.
·
background:white">Entender o roteiro como ferramenta fundamental para a realização
audiovisual.
·
Utilizar
a formatação técnica do roteiro e os diferentes modelos existentes, analisando
normas e padrões para sua apresentação.
·
Aplicar
os diferentes modelos de roteiro na comunicação de organizações, discernindo
sobre a importância do roteiro na criação de conteúdos que transmitam mensagens
claras e objetivas para diferentes públicos-alvo.
mso-fareast-language:PT-BR">UNIDADE II
mso-fareast-language:PT-BR"> – A
CRIAÇÃO DO ROTEIRO DE MÍDIAS DIGITAIS
·
Seguir
os passos para a criação de um roteiro, compreendendo desde a concepção da
ideia até a finalização do texto.
·
Aplicar
o processo de produção de ideias para a criação de um roteiro, abordando
técnicas e ferramentas para estimular a criatividade e a geração de novas
ideias.
·
Discernir
sobre o papel do repertório como estratégia criativa na produção de roteiros,
analisando técnicas e ferramentas para ampliar e enriquecer o repertório do roteirista.
·
Aplicar o roteiro na produção audiovisual,
desde a pré-produção até a finalização do produto final.
UNIDADE III – O STORYTELLING COMO
ESTRATÉGIA DE MARKETING
·
Definir
os conceitos de storytelling e sua aplicação em diferentes contextos, como a
publicidade, o cinema,a literatura e as organizações.
PT-BR">
·
Aplicar
as técnicas narrativas para o desenvolvimento de roteiros, destacando as
estratégias para criar histórias que conectem emocionalmente com a audiência.
·
Discernir
sobre as estratégias de conquista de audiências na era da hiperconectividade.
·
Utilizar
o storytelling no marketing, com destaque para as estratégias narrativas na
criação das campanhas publicitárias efetivas.
PT-BR">
UNIDADE IV – O STORYTELLING COMO TÉCNICA PARA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO NA
WEB
·
Aplicar as narrativas no ambiente digital e
como elas são utilizadas para engajar o público e promover a comunicação.
·
Discernir sobre o papel estratégico do
storytelling na comunicação, entendendo como ele pode ser utilizado para
promover a conexão emocional com a audiência.
mso-fareast-language:PT-BR">
·
Entender como o storytelling
é aplicado nos diferentes formatos virtuais.
·
Compreender as técnicas de storytelling para geração de conteúdo da web, entendendo como
elas podem ser utilizadas para criar narrativas envolventes e impactantes no
ambiente digital.
mso-fareast-language:PT-BR">